2 coisas que deveriam mudar no WordPress…

Se há plataforma de publicação de conteúdos poderosa, certamente será o WordPress.

O WordPress permite em poucos minutos configurar um blog. Apesar de ser tão simples de instalar, ainda existem pessoas que optam por usar ferramentas como o Fantástico para instalar automaticamente, coisa que não recomendo a ninguém.

No entanto existem duas coisas que acho que deviam ser alteradas no WordPress.

Parágrafos

No WordPress, quando escrevemos os nossos textos, o editor não insere parágrafos ( tag <p>texto</p> ), nem quebras de linha ( paragrafo1<br>paragrafo2 ) nos nossos textos.

A partida isto não interfere em nada no WordPress, no entanto o texto é enviado para a base de dados com espaços. Não sei ao certo se estes espaços ocupam espaço, mas a questão não está ai.

O problema em relação a isto é que caso necessitemos de importar para uma outra plataforma, essa nova plataforma poderá não interpretar os parágrafos. Esse foi um dos problemas com o qual me deparei ao converter o WebTuga da plataforma WordPress para Joomla.

Os textos, em vez de estarem correctamente separados com espaços entre os parágrafos, estavam simplesmente juntos, existindo apenas um parágrafo em cada post importado.

Penso que seria bastante util corrigirem este problema.

Image Upload

Uma das ferramentas que gosto no WordPress é o Image Upload que permite a gestão de imagens através do WordPress, no entanto não o uso.

E não o uso por uma simples razão, que é o facto de não permitir fazer o upload remoto das fotos e personalizar a organização das mesmas.

Por defeito, o WordPress aloja as imagens em wp-content/uploads/, sendo assim, em caso de mudança de plataforma, será outro contra-tempo a ultrapassar.

Não faz sentido ter que para toda a vida, guardar uma pasta wp-content/uploads sem usar a plataforma WordPress.

Provavelmente já existe alguma modificação ou um plug-in que permite upload remoto e configurar melhor a gestão das imagens, no entanto seria uma funcionalidade que gostaria de ver implementada de raiz no WordPress.

10 thoughts on “2 coisas que deveriam mudar no WordPress…

  1. Epah não sei que raio de WordPress é que tu usas mas o meu sempre inseriu paragrafos (a tag p) nos textos mesmo quando eu não queria…

  2. Tens toda a razão: ele usa um carácter de quebra de linha e só adiciona os parágrafos quando renderiza, tens toda a razão.

  3. É uma questão de inserir as tags “à pata”, mudando o modo de edição para vista de markup. Como ele agora já permite alternar entre um e outro…
    É trabalhoso, mas por enquanto é a (única) solução (a menos que alguém desenvolva um plugin…).

  4. Sim, agora essa é uma das soluções, no entanto os posts anteriores ficavam todos juntos.

    Penso que se deveria corrigir/alterar isto.

  5. Concordo Tio, mas tipo, acho que devíamos dizer isso aos gajos, também me dava jeito a cena remotamente, estar a roubar imagens da net para depois ter q as meter no pc não dá com nada

  6. Não era bem isso, era mais permitir enviar para um servidor remoto e não para a pasta wp-admin.

  7. Pingback: Links 20-07-08 | WebVicio.com

  8. Poxa, estou com esse problema dos parágrafos e não consigo resolver. Você não tem uma forma fácil de eu colocar parágrafos no meu post? :/

Deixa um comentário