Twitter – Uma nova forma de viver…

Estou registado no Twitter desde 2007, altura em que este começou a tornar-se moda. Muitos dizem que o Twitter é a versão 2.0 do IRC e por um lado penso que de facto isso é verdade.

O IRC sempre foi utilizado para trocar ideias, tirar dúvidas e colaborar em grupo e realmente é essa a filosofia actual do Twitter. No entanto o Twitter conseguiu chegar mais longe e trazer empresas de renome, personalidades famosas e pessoas de todos os locais do mundo a esta grande rede.

Para além disso, o Twitter é uma excelente ferramenta de marketing, mais concretamente uma ferramenta de social marketing, onde as empresas podem chegar mais próximo dos seus clientes finais, como é o caso da Dell, que inclusive tem promoções exclusivas nos seus produtos para utilizadores do Twitter, o SAPO que actualiza diariamente o seu perfil com novidades dentro dos seus serviços e até mesmo eu a uso no WebTuga Hosting para lançar promoções e manter todos os meus clientes informados acerca das novidades da empresa e respectiva infra-estrutura.

O Twitter pode ser utilizado como uma ferramenta de colaboração, onde rapidamente podemos obter respostas para as nossas questões através dos nossos seguidores. Por exemplo perguntar como está o tempo em determinada localização, obter informações sobre uma determinada aplicação/software, obter feedback acerca de uma empresa, entre outros.

É também possível encontrar facilmente pessoas com os mesmos gostos e partilhar experiências. Quebrar a barreira entre as celebridades e a população em geral.

De que forma o twitter mudou a tua maneira de viver? Ah… já agora, eu sou o @cenourinha.

WebTuga @ Jaiku

Depois de anunciar o WebTuga no Twitter , chegou a vez de vos dár a conhecer o WebTuga no Jaiku.

O Jaiku é um sistema de microblogging, que entre outras coisas, permite criar canais ( channels ) sendo possível agregar rss’s a estes.

Caso seja utilizador do Jaiku, ou venha a ser quando o Google abrir novamente os registos, não se esqueçam de acompanhar o canal #webtuga.

#webtuga @ jaiku

WebTuga @ Twitter

A partir de agora é possível acompanhar as notícias do Portal WebTuga através do Twitter.

O Twitter para quem não conhece, é uma plataforma de microblogging que permite aos bloggers enviarem pequenas informações do que estão a fazer, mas também aproveitar o serviço para funções ilimitadas, como por exemplo verificar o trânsito local ( Commuter Feed ).

Mas um dos melhores usos que eu dou ao Twitter é receber as notícias por SMS, ou pelo menos o título das notícias dos blogs que eu visito, para tal apenas necessito que o webmaster tenha um perfil no twitter com as notificações das notícias do site dele.

Portanto, a partir de agora poderá receber as notícias do WebTuga no seu telemóvel a qualquer hora, bastando apenas subscrever o perfil webtuga no twitter e activar as notificações por SMS.

Espero que gostem… 😛

Perfil WebTuga @ twitter 

Tenho que começar o projecto da PAT/PAP… :|

Pois é, tenho que começar o projecto para a PAT/PAP e ainda não sei bem o que fazer.

Talvez faça um sistema de blogging pessoal, ou então um sistema de partilha de vídeos ( YouTube like ). Mas já andei a juntar umas coisitas que quero implementar no “sistema”:

ReCaptcha
Gravatar
APML
Twiiter ( logo SMS )
Technorati
xml-rpc
OPML
microformats
RSS
Feedburner
opensearch
OpenID
Social Bookmarking
Mobile Version
Tag Clouds

E ainda me falta uma coisinha que eu já não me lembro como se chama 😐

Era algo para colocar notificações de novos commentários, acho que era CComment ou CC 2.0 ou algo parecido… alguém se lembra?

Ferramenta para live coverage com notificações pelo Twitter / logo sms

Comecei ontem a fazer uma pequena ferramenta que me facilitasse a mim e à equipa do AppleTuga a fazer a live coverage da MacWorld 2008.

É uma ferramenta simples mas que é bastante útil e serve para exercitar o meu PHP ( + MySql ).

A ferramenta actual permite portanto:

  • Adicionar pequenas informações sobre o que se via passando no decorrer do evento;
  • Selecionar se queremos ou não que determinada entrada seja enviada para uma determinada conta do Twitter;
  • Eliminar entradas;
  • Editar entradas;

Com a implementação da API do Twitter é possível permitir aos utilizadores receberem as notificações por SMS, bastando seguir o tal perfil do twitter.

A rss apesar de já estar criada, ainda não está disponivél pois não está 100% funcional/validada.
Caso tenham ideias que queiram ver neste script num próximo evento, é favor deixar a dica.

Applemaniacos, preparem-se para a Live Coverage:

Live Coverage
Live coverage pelo twitter