O Mod_rewrite é uma ferramenta do servidor Apache que permite transformar urls dinâmicos ( ex: index.php?pagina=sobre ), em urls estáticos e amigáveis tanto para os motores de busca como para os utilizadores, pois o endereço fica com palavras e não com variáveis.
Apesar da maioria dos CMS’s já incluírem esta ferramenta como opção, muitas das vezes os utilizadores desconhecem esta ferramenta.
Para facilitar aos programadores a criação de urls amigáveis, o Mod_rewrite Wizard permite criar o código que deverá ser colocado no ficheiro .htaccess do site.
Por exemplo, imaginemos que eu tenho um ficheiro que mostra as informações dos utilizadores registados num site. O ficheiro php que vai mostrar o código é o ver_membro.php e o url é o seguinte já com as variáveis preenchidas:
http://www.cenourinha.com/ver_membro.php?nick=cenourinha&dados=completos
Podemos melhorar o endereço usando o Mod_rewrite de forma a ficar assim:
http://www.cenourinha.com/cenourinha/completos.html
Basta apenas colocar este código no ficheiro .htaccess:
RewriteEngine On
RewriteRule ^([^/]*)/([^/]*)\.html$ /ver_membro.php?nick=$1&dados=$2 [L]
Simples? Aqui fica um exemplo de uma página onde eu usei o Mod_rewrite:
http://www.webtuga.com/wmag/wmag1.html
http://www.webtuga.com/wmag/wmag2.html
http://www.webtuga.com/wmag/wmag3.html
http://www.webtuga.com/wmag/wmagSE.html
http://www.webtuga.com/wmag/wmagsobre.html
Podem acreditar ou não… mas estas páginas acima foram feitas todas dentro de um ficheiro php.
😛
Brinquem lá…