Sobre

Informação Pessoal

Nome: Teotónio Ricardo
Nacionalidade: Portuguesa

Qualificações

  • Sistemas Operativos: macOS, Linux e Windows
  • Social Marketing e SEO (Search Engine Optimization)
  • Bases de Dados: MySQL e MariaDB
  • Desenvolvimento: Javascript, PHP, XML
  • Webdesign: HTML, CSS, Bootstrap e outras Frameworks

Estágio

Estágio realizado na empresa xTok, Tec. Inf., Lda, entre 2007 e 2008, onde foi desempenhado o cargo de Gestor de Projetos no Portal BlogTok (http://www.blogtok.com), desenvolvido com recurso à ferramenta xSite.

Durante o estágio, fui responsável pela gestão de vários sites de clientes da empresa xTok, bem como o atual site da empresa (2008).

No final do estágio, cumpri um dos principais objetivos, nomeadamente a interação direta com o cliente, para gestão dos projetos em execução

Projetos

WebTuga ( http://www.webtuga.com )

Um projeto bastante ambicioso com cerca de 3 anos, conta com mais de 25 mil membros, centenas de milhares de visitas únicas mensais das quais a maioria é proveniente dos motores de busca, onde marca uma excelente posição em resultados relacionados.

É, para além disso, referência nacional para notícias de tecnologia, sendo utilizado pelo Portal da Tecnologia do Sapo como fonte de referência.

O WebTuga é uma rede nacional de blogs temáticos que reúne todos os dias as mais recentes novidades dos temas que relatam.

Desde 2005 que exerço a função de Gestor de Projetos no WebTuga, coordenando uma grande equipa de escritores dos vários blogs da Rede.

Graças ao excelente trabalho desenvolvido pela equipa, o WebTuga é hoje usado por outras empresas para promoverem a sua empresa e os seus serviços on-line.

YouTuga – Rede Social de Partilha de Videos

O YouTuga foi um projeto desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Tecnológica do Curso Tecnológico de Informática. Trata-se de um CMS disponibilizado por mim sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa com alguns conhecimentos, criar o seu próprio site de partilha de vídeos.

Numa primeira fase o site apenas agrega os vídeos do famoso site YouTube, no entanto, integra várias APIs publicas como é o caso da API do GRAVATAR, reCAPTCHA e a API do sistema de microblogging Twitter, que possibilitou o envio de notificações por SMS de novos vídeos aos utilizadores e está otimizado de forma a permitir que seja facilmente indexado pelos motores de busca.

Neste projeto foram usadas várias linguagens, das quais o HTML, CSS, JavaScript, PHP, MySQL e XML.

Informação Adicional

Aprecio bastante o conhecimento e qualquer informação cultural, sendo esse o motivo que me leva nos meus tempos livres a ler, apreciar música e ver documentários.

Apesar de jovem, sinto-me uma pessoa responsável e motivada e com espírito de equipa, preparado para integrar qualquer equipa ou desempenhar funções como responsável único.

Comments

One response to “Sobre”

  1. asturmas Avatar

    Não se usa o about pa?